segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Poema "Escola de Paz" - de Delasnieve Daspet, enviado à ONU através do presidente da Soka Gakkai Internacional Sr. Daisaku Ikeda

Queridos poetas,

Qual o motivo que me leva a escrever estas linhas?

Simples texto, mas repleto de agradecimento, escrevo à querida Poeta e Embaixadora da Paz, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, que assina o poema intitulado “Escola de Paz”, na certeza de que sua missão, como Guerreira da Paz e Mensageira de uma Nova Era, através da Poesia, alcançará o coração gentil e precioso do Sr. Daisaku Ikeda, pois, como demonstrarei, numa breve síntese, aos que desconhecem - a Paz, a Cultura e a Educação, num âmbito global - dignificam o âmago do Movimento da Soka Gakkai Internacional, liderado pelo nobre Humanista.

Recomendo que cada um de nós - os Poetas Del Mundo – deixemos o pensamento bailar, para escrevermos um poema a respeito da PAZ e que a união das nossas vozes – através da Poesia – possa difundir-se e chegar às mãos do Sr. Daisaku Ikeda, como um Manifesto em Prol da Paz Mundial. Sob esta forma majestosa, que somente pertence aos poetas – unidos sob um mesmo lema – o poema “Escola de Paz” adquirirá mais força do que a beleza que enverga.

***************************************************************

O Sr. Daisaku Ikeda nasceu em Tóquio, Japão, em 2 de janeiro de 1928. Pacifista, filósofo, poeta laureado e escritor com obras traduzidas para mais de vinte idiomas, é sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1992, ocupando a cadeira de nº 14. Formado pela Escola Superior Fuji na área de Economia criou e conduz a Associação Soka Gakkai Internacional (SGI), uma das maiores organizações não governamentais das Nações Unidas (ONU), com mais de 12 milhões de associados em 190 países e territórios. A essência desta organização fundamenta-se no pensamento essencial de que: "A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."

Através desta teoria, cada ser humano é capaz de concretizar sua “revolução humana”, ao ponto de exteriorizar a sabedoria que lhe é inerente, no afã de entender a afinidade que o une ao meio no qual se insere. Alcançado este estado de vida, os faróis do bom senso lhe permitirão discernir as veredas para a mutação do seu próprio destino. Mas, para muito além dessa visão individual, ao homem sábio, cabe a honra suprema de contribuir para a criação de um mundo pacífico. Historicamente, esta filosófica visão, origina-se nos ensinamentos do Buda Sakyamuni, fundador do budismo.

No entanto, não se sustenta somente numa teoria pura ou em pensamentos filosóficos adornados, tão somente, pelos dotes extraordinários da reflexão humana, o nascimento dessa organização. Desde 1960, época do seu nascimento, a SGI promove inúmeras exposições, intercâmbios com universidades e museus, entre outras atividades, nas diversas áreas do conhecimento, sempre a propor o desenvolvimento do ser humano através da Paz, da Cultura e da Educação.

A SGI é oficialmente registrada como organização não-governamental (ONG) no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), no Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), no Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas (UNDPI), na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e, também, apresenta-se como membro da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA).

Convicto de que um movimento popular centrado nas Nações Unidas é a pedra de toque que transformará o mundo atual, onde prevalecem a desunião e a hostilidade - num mundo de coexistência pacífica - o Sr. Daisaku Ikeda fundou diversas instituições educacionais e culturais, entre estas a Escola Soka (do nível pré-escolar ao universitário), a Associação de Concertos Min-On, o Instituto de Filosofia Oriental e o Museu de Arte Fuji de Tóquio.

Em solo brasileiro - como representante da SGI - num esforço conjunto e harmonioso dos seus membros, a Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) promove a aproximação da Universidade Soka, do Japão, com instituições educacionais do nosso país, no afã de estimular o intercâmbio acadêmico entre os alunos. Nesse passo, realizaram-se doações de livros às universidades brasileiras, encontros entre reitores e acadêmicos e estímulo ao incremento de investigações ecológicas direcionadas à preservação do meio ambiente.

Implantado no Brasil desde 1994, o Projeto Makiguti em Ação, fundamenta-se na Teoria Educacional de Tsunesaburo Makiguti - filósofo e educador japonês e primeiro presidente da Soka Gakkai - de que a criança deve ser integralmente feliz enquanto estuda. Em 2008, anunciava-se sua prática em cerca de 241 escolas da rede pública estadual e municipal do país. O revolucionário modelo vislumbra despertar e resgatar as potenciais habilidades dos educadores, no sentido de que desenvolvam uma educação humanística com vistas à criação de valores. Para o sucesso desse empreendimento, a Coordenadoria Educacional da BSGI, por meio do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento das Ciências da Educação (DEPEDUC), realiza diversas palestras sem vínculo político, religioso ou financeiro, de conscientização aos educadores, para que possam desenvolver suas capacidades humanísticas. Informações a esse respeito pode-se ler a partir do link: http://www.bsgi.org.br/educacao_coordeducacional_educador.htm

Desde 1983, o Sr. Ikeda apresenta às organizações da ONU propostas anuais de paz, escritos de alto jaez humanístico, que podem ser conhecidos a partir do link: http://www.bsgi.org.br/paz_conceitos.htm

Em 15 de março de 2008, o Sr. Ikeda fundou o Jardim-de-Infância Soka Felicidade, aberto em Dongjak-gu, em Seul, na Coréia do Sul. A cerimônia foi mimoseada pela presença dos primeiros 134 alunos, seus pais e convidados, além do diretor da escola, Bark Seung-ha e seus professores.

Inúmeras são as atividades e, do mesmo quilate, os resultados alcançados pelo Sr. Daisaku Ikeda e os associados à Sokka Gakkai. O sucesso da organização reside no pensamento, em uníssono, dos membros - seja no âmbito nacional ou internacional – de que o desenvolvimento individual da consciência humana deve-se realizar em prol da Paz Mundial. Nesta seara, a BSGI promove reuniões entre seus associados, com a finalidade de repartição do conhecimento; além de visitas familiares, sob o objetivo de incentivo mútuo. Essas atividades, sempre vinculados ao desejo de que cada membro consiga ultrapassar as vicissitudes da vida diária, sucedem-se nos núcleos de bairros e também nos grupos e departamentos das Coordenadorias Educacional e Cultural.

Atenciosamente,
Sílvia Mota – “Poeta do Amor e da Paz”
Cônsul dos Poetas Del Mundo para Cabo Frio.
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5615

Clique na foto abaixo, para ler o poema, ampliado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário