quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Entrevista Luis Arias Manzo - Armenia

Notícias dos Poetas Del Mundo

sábado, 17 de outubro de 2009

Octubre: Tras las huellas del poeta (Parte 1: Introducción)

Octubre: Tras las huellas del poeta (Parte 2: La Chascona)

El evento contó con la participación de importantes artistas nacionales.

Octubre: Tras las huellas del poeta (Parte 3 : La Chascona)

Escritores de 11 países llegaron a Rancagua para participar en un evento organizado por el movimiento "Poetas del Mundo".

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O ser que me habita - Delasnieve Daspet

Quem és
Ser que me habita?
Meu desconhecido, próprio
e impenetrável eu?
Quem és?

Buscas o principio e o fim
o infinito de mim,
do meu ser. Quem és?

As estrelas no céu,
a luz da lua na noite escura,
o sol que brilha no dia,
são espelhos do que não sei!

Um sonho? Uma quimera? Quem sabe?
Deixa-me.
Deixa que eu cresça
- como a grama -
em silêncio -
até que tudo se cubra de paz!

E, em silêncio descansar a
alma aflita,
da busca incenssante da realidade,
no crepitar do fogo,
no final do dia.

Uma busca de ti
que está dentro de mim.
Se estás aqui,
devo existir!

Quem és, afinal?
Te vejo como a vã busca da luz
na atormentada noite da vida!

Ó morte!
Continuas presente em mim
- ainda que não te busque -
nas lembranças vívidas
que não fenecem!
Quem sou?
Quem és,
desconhecido ser que me habita?!

Poema "Escola de Paz" - de Delasnieve Daspet, enviado à ONU através do presidente da Soka Gakkai Internacional Sr. Daisaku Ikeda

Queridos poetas,

Qual o motivo que me leva a escrever estas linhas?

Simples texto, mas repleto de agradecimento, escrevo à querida Poeta e Embaixadora da Paz, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, que assina o poema intitulado “Escola de Paz”, na certeza de que sua missão, como Guerreira da Paz e Mensageira de uma Nova Era, através da Poesia, alcançará o coração gentil e precioso do Sr. Daisaku Ikeda, pois, como demonstrarei, numa breve síntese, aos que desconhecem - a Paz, a Cultura e a Educação, num âmbito global - dignificam o âmago do Movimento da Soka Gakkai Internacional, liderado pelo nobre Humanista.

Recomendo que cada um de nós - os Poetas Del Mundo – deixemos o pensamento bailar, para escrevermos um poema a respeito da PAZ e que a união das nossas vozes – através da Poesia – possa difundir-se e chegar às mãos do Sr. Daisaku Ikeda, como um Manifesto em Prol da Paz Mundial. Sob esta forma majestosa, que somente pertence aos poetas – unidos sob um mesmo lema – o poema “Escola de Paz” adquirirá mais força do que a beleza que enverga.

***************************************************************

O Sr. Daisaku Ikeda nasceu em Tóquio, Japão, em 2 de janeiro de 1928. Pacifista, filósofo, poeta laureado e escritor com obras traduzidas para mais de vinte idiomas, é sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1992, ocupando a cadeira de nº 14. Formado pela Escola Superior Fuji na área de Economia criou e conduz a Associação Soka Gakkai Internacional (SGI), uma das maiores organizações não governamentais das Nações Unidas (ONU), com mais de 12 milhões de associados em 190 países e territórios. A essência desta organização fundamenta-se no pensamento essencial de que: "A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."

Através desta teoria, cada ser humano é capaz de concretizar sua “revolução humana”, ao ponto de exteriorizar a sabedoria que lhe é inerente, no afã de entender a afinidade que o une ao meio no qual se insere. Alcançado este estado de vida, os faróis do bom senso lhe permitirão discernir as veredas para a mutação do seu próprio destino. Mas, para muito além dessa visão individual, ao homem sábio, cabe a honra suprema de contribuir para a criação de um mundo pacífico. Historicamente, esta filosófica visão, origina-se nos ensinamentos do Buda Sakyamuni, fundador do budismo.

No entanto, não se sustenta somente numa teoria pura ou em pensamentos filosóficos adornados, tão somente, pelos dotes extraordinários da reflexão humana, o nascimento dessa organização. Desde 1960, época do seu nascimento, a SGI promove inúmeras exposições, intercâmbios com universidades e museus, entre outras atividades, nas diversas áreas do conhecimento, sempre a propor o desenvolvimento do ser humano através da Paz, da Cultura e da Educação.

A SGI é oficialmente registrada como organização não-governamental (ONG) no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), no Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), no Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas (UNDPI), na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e, também, apresenta-se como membro da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA).

Convicto de que um movimento popular centrado nas Nações Unidas é a pedra de toque que transformará o mundo atual, onde prevalecem a desunião e a hostilidade - num mundo de coexistência pacífica - o Sr. Daisaku Ikeda fundou diversas instituições educacionais e culturais, entre estas a Escola Soka (do nível pré-escolar ao universitário), a Associação de Concertos Min-On, o Instituto de Filosofia Oriental e o Museu de Arte Fuji de Tóquio.

Em solo brasileiro - como representante da SGI - num esforço conjunto e harmonioso dos seus membros, a Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) promove a aproximação da Universidade Soka, do Japão, com instituições educacionais do nosso país, no afã de estimular o intercâmbio acadêmico entre os alunos. Nesse passo, realizaram-se doações de livros às universidades brasileiras, encontros entre reitores e acadêmicos e estímulo ao incremento de investigações ecológicas direcionadas à preservação do meio ambiente.

Implantado no Brasil desde 1994, o Projeto Makiguti em Ação, fundamenta-se na Teoria Educacional de Tsunesaburo Makiguti - filósofo e educador japonês e primeiro presidente da Soka Gakkai - de que a criança deve ser integralmente feliz enquanto estuda. Em 2008, anunciava-se sua prática em cerca de 241 escolas da rede pública estadual e municipal do país. O revolucionário modelo vislumbra despertar e resgatar as potenciais habilidades dos educadores, no sentido de que desenvolvam uma educação humanística com vistas à criação de valores. Para o sucesso desse empreendimento, a Coordenadoria Educacional da BSGI, por meio do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento das Ciências da Educação (DEPEDUC), realiza diversas palestras sem vínculo político, religioso ou financeiro, de conscientização aos educadores, para que possam desenvolver suas capacidades humanísticas. Informações a esse respeito pode-se ler a partir do link: http://www.bsgi.org.br/educacao_coordeducacional_educador.htm

Desde 1983, o Sr. Ikeda apresenta às organizações da ONU propostas anuais de paz, escritos de alto jaez humanístico, que podem ser conhecidos a partir do link: http://www.bsgi.org.br/paz_conceitos.htm

Em 15 de março de 2008, o Sr. Ikeda fundou o Jardim-de-Infância Soka Felicidade, aberto em Dongjak-gu, em Seul, na Coréia do Sul. A cerimônia foi mimoseada pela presença dos primeiros 134 alunos, seus pais e convidados, além do diretor da escola, Bark Seung-ha e seus professores.

Inúmeras são as atividades e, do mesmo quilate, os resultados alcançados pelo Sr. Daisaku Ikeda e os associados à Sokka Gakkai. O sucesso da organização reside no pensamento, em uníssono, dos membros - seja no âmbito nacional ou internacional – de que o desenvolvimento individual da consciência humana deve-se realizar em prol da Paz Mundial. Nesta seara, a BSGI promove reuniões entre seus associados, com a finalidade de repartição do conhecimento; além de visitas familiares, sob o objetivo de incentivo mútuo. Essas atividades, sempre vinculados ao desejo de que cada membro consiga ultrapassar as vicissitudes da vida diária, sucedem-se nos núcleos de bairros e também nos grupos e departamentos das Coordenadorias Educacional e Cultural.

Atenciosamente,
Sílvia Mota – “Poeta do Amor e da Paz”
Cônsul dos Poetas Del Mundo para Cabo Frio.
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5615

Clique na foto abaixo, para ler o poema, ampliado:

domingo, 4 de outubro de 2009

As flores do meu jardim


Homenagem ao pai dos meus filhos: Arnóbio Felinto.

Aos teus encantos,
nasci, eclodi,
medrei em ti...
fui a rosa cor-de-rosa
e, nos teus sonhos, airosa!

Do perfume sacrossanto,
evolado do teu canto,
fisgado ao meu encanto,
criaste, lá dentro de mim,
três sementes, naturais...

Com o tempo, ventos fortes,
falta d’água, adubo fraco,
enfraqueci... tu murchaste...
voaste, ao vendaval,
replantado noutros sonhos.

Naquele jardim tão florido,
germinado em tanto amor,
ouvi minha solitude
e, nas angústias do mundo,
fiquei plantada na dor...

Mas, ao lado, inda fraquinhos,
três botões, bem pequeninos,
deixaram rolar pelos caules,
quase a escondê-lo de mim,
o orvalho da saudade.

Ao sentir aquele apelo,
ensinei-lhes muito amor,
adubei-os para a paz,
lavei-lhes, no orvalho pranto,
toda a mágoa, em doce canto.

Cresceram fortes, sadios,
nossos pequenos botões,
amando cada semente,
espargindo alegria,
sem nunca esquecerem de ti.

Ensinei-lhes a beleza
do nosso amor de outrora,
imunizei cada espinho,
engrandeci o carinho
nascido deles por ti!

Certa vez, contaminada,
pelo vírus da maldade
e, na tristeza do adeus,
entreguei, aos teus cuidados,
o nosso lindo florir!

O tempo foi-se, num encanto,
e tudo foi se arrumando...
tristezas, dores, pesares,
enterrados, quase mortos,
no fadário dos caminhos!

Hoje, todos, um a um,
cinco flores perfumadas,
florindo no mesmo arrebol!
Nós dois - origem de tudo,
Eles – as flores de nós...
a cada qual - um jardim!

*********************************************************
Aos casais que se separam, mostrando-lhes que, independente do sonho de amor findar, em prol do crescimento sadio dos filhos, pode-se viver dignamente. E, que vale a pena, jamais guardar rancor! Por nós, pelos filhos... e pela sensação de Amor e de Paz que, agora, paira no ar...
*********************************************************
Sílvia Mota - "Poeta do Amor e da Paz"
Cônsul dos Poetas Del Mundo em Cabo Frio
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5615
*********************************************************
Cabo Frio, 26 de setembro de 2009 – 13:54hs.